top of page

O Festival

Desde 2014, o Município de Albergaria-a-Velha inclui na sua agenda cultural um evento que promove a cultura e história locais, de forma a apresentar aos albergarienses e a todos os visitantes alguns dos traços que caracterizam a região.

A conceção e o desenvolvimento do projeto centraram-se na construção de um Festival debruçado em tradição, sem que tal impedisse um conceito inovador, que marcasse a diferença e se destacasse entre as ofertas afins.

A tradição do fabrico de pão em Albergaria-a-Velha é centenária e é, ainda hoje, uma área de grande expressão no concelho. Não existindo na região somente o pão tradicional, tendo a produção e o seu progresso estado sempre presentes no quotidiano da população, fazer deste local a capital do Pão do nosso país revelou-se uma escolha natural e fundamentada – quer pelos séculos de História, quer pelas centenas de moinhos por este concelho espalhados.

A existência da Rota dos Moinhos serve como o complemento cultural perfeito e convida à reflexão do papel histórico desta indústria.

A localização do concelho demonstra-se uma mais-valia no objetivo de juntar, num mesmo local, os vários pães existentes do Norte ao Sul e nos arquipélagos. No centro do território continental do país, Albergaria-a-Velha é um destino central e privilegiado.

O sucesso e a qualidade da edição inaugural garantiram que o certame voltaria a erguer-se nos anos seguintes.

pão caseiro

30 000
VISITANTES

50
EXPOSITORES

60
TIPOS DE PÃO

bottom of page